Importância do Cash Flow nas empresas
Como surgiu o conceito cash flow
Nos anos 70 do século passado as crises económicas provocadas pela flutuação do preço do petróleo tornou o contexto empresarial instável. Com isto surgiram as primeiras preocupações dos analistas financeiros em avaliar o desempenho das empresas com base na lógica do fluxos de caixa e não nas demonstrações de resultados e balanço.
O que é ?
O cash Flow ou fluxo de caixa é o dinheiro que entra e sai de uma empresa. Representa a capacidade de gerar disponibilidade financeira ou fundos de tesouraria. Trata-se de um conceito muito importante para avaliar a robustez financeira de uma empresa.
A análise do cash flow, no entanto, não substitui a análise da rentabilidade económica da empresa, apenas a complementa. Em condições normais uma empresa lucrativa tenderá a ser uma empresa com cash flow positivo.
Cash Flow Vs Lucro
Antes de mais importa reter o que é o lucro. O lucro resumidamente é a diferença entre os proveitos e os custos. Ora, proveitos não significa necessariamente dinheiro recebido nem custos dinheiro pago.
Por exemplo : podemos emitir uma fatura a um cliente (proveito) e não receber esse valor no imediato, assim como podemos receber a fatura de um fornecedor (custo) e não a pagar imediatamente.
Assim sendo o cash flow é a diferença entre o que recebemos e pagamos no imediato. O lucro a diferença entre o que faturamos e nos faturam a nós (recebido ou não, pago ou não).
Pergunta para queijo : prefere faturar muito e receber pouco ou faturar pouco e receber muito ? Ou vice versa no caso dos fornecedores.
Daqui podemos concluir que o cash flow é um indicador mais importante que o lucro para a avaliação financeira da empresa e para a tomada de decisões futuras de gestão.
Cálculo do cash flow
O cash flow é influenciado positivamente pelo autofinanciamento e pela variação dos recursos financeiros negociados com os financiadores da atividade (fornecedores, empréstimos bancários e entradas de dinheiro dos sócios) . Negativamente pela variação das necessidades financeiras (créditos a clientes, inventários e ativos não correntes). Assim :
Cash Flow = Autofinanciamento + (var) Recursos Financeiros – (var) Necessidades Financeiras
Sendo que :
Autofinanciamento, dinheiro gerado pela atividade da empresa e que não é exigível no curto prazo. Ou seja meios libertos líquidos retidos na empresa.