Afinal o que são criptomoedas ?
Afinal o que são criptomoedas ? Estas moedas só existem no mundo virtual e a forma como funcionam é complexa e bastante diferente das moedas normais. Daí que seja necessário ter ainda mais cuidado com este tipo de investimento.
Certamente já ouviu falar em bitcoin, mas é bastante provável que não perceba como obter este tipo de moeda. Na verdade, a bitcoin é apenas uma das criptomoedas a circular no mundo virtual. O facto de ter sido a primeira faz com que seja a mais famosa, mas a forma como estes ativos funcionam é a mesma. No entanto, existem cerca de 20.000 criptomoedas a circular no mundo virtual.
As criptomoedas apareceram após a crise financeira de 2008 e talvez não seja coincidência. Por essa altura os bancos centrais começaram a criar e emprestar dinheiro que não tinha valor real na economia, levando a uma crise de confiança e ao colapso do sistema financeiro nos Estados Unidos, alastrando-se depois ao resto do mundo.
É neste contexto que surgem as criptomoedas. Para os seus criadores, o objetivo era o de gerar uma divisa que não fosse controlada pelos bancos centrais, nem dependesse do sistema financeiro, e cujo valor fosse dado unicamente pelo mercado.
As criptomoedas são representações digitais de valor, isto é, não existem fisicamente. A sua emissão e transação não depende de um banco central, mas antes de um complexo sistema eletrónico de validação, conhecido como blockchain. Esta tecnologia, com encriptação de dados, permite que as transações sejam registadas e validadas por uma rede de computadores interligados entre si. Sem qualquer intermediário.
O valor das criptomoedas baseia-se, sobretudo, na oferta e na procura. E ao contrário das moedas tradicionais, como o Euro, por exemplo, não têm uma política monetária, pelo que podem sofrer enormes variações num curto período de tempo.
Esta volatilidade não impede, no entanto, que as criptomoedas estejam a despertar o interesse de muitas pessoas. Incluindo os mais jovens que olham para estes ativos virtuais como uma forma de investimento e de poupança.
Este artigo foi elaborado pelo setor de consultoria da Start to Fly
Tem dúvidas sobre o mundo das criptomoedas ? Quer desenvolver os seus conhecimentos ? Contacte-nos