Qual a finalidade de elaborar um plano?
Um plano de negócios, tanto para o próprio criador da empresa como para os seus ”stakeholders” é indispensável apresentar a sua ideia de negócio de forma clara, simples e que torne evidente que aquela é uma proposta de valor diferente, viável e sustentável. Acima de tudo que o modelo de negócio proposto é o adequado.
Portanto, chamamos ”plano de negócios” à organização dos estudos, análises e reflexões, acompanhados de dados quantitativos e financeiros sustentados, vertidos num documento próprio e bem redigido.
Este documento, que irá passar pelas mãos de pessoas que não conhecem nem o projeto nem os promotores. Funcionará como embaixador de ambos, permitindo-lhes construir uma primeira opinião a partir do conteúdo e da forma de apresentação.
Ou seja, o plano é fundamental quando um empreendedor necessita de contactar potenciais investidores. Estes quererão conhecer o projeto e avaliar as condições de sucesso do mesmo. Deve conter os elementos necessários que possibilitem conhecer a proposta, o mercado e o processo.
Por outro lado, durante os primeiros meses de existência da empresa, o Plano de Negócios constitui, para o novo empresário, um referencial em termos de objetivos a atingir e da respetiva programação e calendarização.
Qual a importância de um plano de negócios?
Acima de tudo, o plano de negócios de uma empresa tem três grandes funções:
- Durante a sua elaboração, ajudar o empreendedor a compreender as várias vertentes do seu negócio (mercado, produto, modelo de financiamento, modelo de negócios, drivers de
crescimento e riscos do negócio);
- Guiar o desenvolvimento da empresa a curto, médio e longo-prazo, mediante um conjunto de objetivos previamente estabelecidos e acordados;
- Ser um apoio para apresentação da empresa a outras partes interessadas por exemplo para investidores, parceiros.
A Start to Fly – Consulting ajuda-o na elaboração do plano de negócios. Veja como aqui